Passaporte


Cópia do passaporte de Giovanni Zortea, pai de Bôrtola, na ocasião de sua emigração da Itália para o Brasil, juntamente com sua família: Catterina Zortea (esposa), e filhos Antonio, Maria, Bôrtola, Ana e Mônica. A data do passaporte, que não é muito legível, indica ser de 1894. Podemos perceber ainda, o carimbo da hospedaria de imigrantes Ilha das Flores.
A Hospedaria de imigrantes da Ilha das Flores localizava-se na Ilha das Flores, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Constituiu-se numa hospedaria de imigrantes instituída pela então "Inspetoria de Terras e Colonização" do Ministério da Agricultura em 10 de maio de 1883.
A ilha teve a função de hospedaria até 1966, tendo recebido imigrantes de dezenas de nacionalidades, destancando-se os portugueses, os italianos, os espanhóis, os polacos e os alemães.

Colaboração: Ivan José Pierdoná e Darci Pierdoná

2 comentários:

Hilario Zortéa Filho disse...

Meu nome é Hilário Zortéa Filho (hzortea@hotmail.com). Há alguns anos venho fazendo pesquisas genealógicas, buscando informações de meus antepassados. Nesses últimos meses tenho me dedicado mais a família Zortéa e cheguei ao seu blog. Me chamou a atenção as citações a respeito de Bôrtola Zortéa (casada com Marcos Pierdoná), e filha de Giovanni Zortea. Vi uma publicação ali de uma cópia de passaporte de Giovanni Zortéa, com o ano ilegível.
Pois bem, coincidentemente havia visto esses nomes da família de Bôrtola numa relação de passageiros que tenho de um navio que aportou na Ilha das Flores, no Rio de Janeiro, em 1884. Foi o mesmo vapor que trouxe meus antepassados, Martino Zortéa e sua família.
Portanto, o ano correto da chegada deles é 1884. Giovanni Zortéa veio com sua esposa Catarina e seus cinco filhos.
Caso tenha interesse, possuo cópia dessa relação e dados do navio. Também, se for de seu interesse, poderemos trocar outras informações.

Anônimo disse...

Boa noite. Procuro por alguns documentos, como...certidão nascimento da Bortola, será que vc tem??